//www.bioqualitybrasil.com.br/wp-content/uploads/2016/04/pest-tax-03.jpg

ROEDORES

Os roedores são mamíferos e possuem hábitos noturnos, são onívoros ou seja se alimentam de todos os tipos de alimentos, constroem seus ninhos e tocas onde podem encontrar alimentos, água e abrigo/proteção.
Estes animais tem os sentidos tato, olfato e audição muito bem desenvolvidos para obtenção de alimentos, também são exímios escaladores podendo subir, saltar e equilibrar-se nas mais diversas superfícies. Alem disso são ótimos nadadores podendo ficar sem respirar por cerca de 3 minutos, permitindo acesso a tubulações e canos de esgotos.
Segundo a OMS Organização Mundial da Saúde, 20% dos alimentos produzidos no mundo são destruídos por ratos, sendo considerado o inimigo n.º 1 da saúde, pois é responsável pela transmissão de mais de 40 diferentes tipos de doenças.

Nos centros urbanos devemos dar atenção a três espécies de roedores: Mus musculus (camundongos), Rattus norvegicus (ratazanas, ) e o Rattus rattus (rato de telhado).De uma forma geral, estes roedores atingem a maturidade sexual a partir do terceiro mês de vida e cada fêmea pode ter uma média de 4 a 6 ninhadas ao ano, com 6 a 10 filhotes por ninhada. Em média, um rato adulto pode viver de 1 a 3 anos, desta forma temos em um ano, um casal produzindo cerca de 800 descendentes e no segundo ano este casal já poderá produzir 1 milhão de descendentes.