//www.bioqualitybrasil.com.br/wp-content/uploads/2018/03/cupim.jpg

Cupins

Os cupins são insetos conhecidos pelo hábito de se alimentarem preferencialmente de celulose, atacando por esta razão papéis, livros, estruturas de madeira, ou qualquer outro material derivado deste composto (polímero). Existem duas principais espécies de cupins adaptadas ao meio urbano; Coptotermes havilandi (cupim subterrâneo) e o Cryptotermes brevis (cupim de madeira seca), estas espécies podem causar grandes danos ao patrimônio.

Os cupins subterrâneos são assim denominados pelo fato de constituírem colônias no solo abaixo da superfície, porém é comum fazerem seus ninhos em lajes, caixões perdidos, juntas de dilatação, dentro de redes hidráulicas e condutores elétricos, sem nenhum contato com o solo. A ligação entre a colônia e a fonte de alimento (celulose) pode ser feita por meio de túneis em vários componentes como pisos, paredes, cordões de gesso, mesmo que o ninho esteja localizado a dezenas de metros da área construída.

O Cryptotermes brevis, chamado popularmente de cupim de madeira seca, é um cupim que encontra-se normalmente restrito à peça atacada, não tendo capacidade de passar de uma madeira infestada para outra a não ser que efetivamente exista um ponto de contato entre ambas as madeiras. Neste caso, a colônia pode se estender e infestar todo o madeiramento em contato.